Peregrinação em Roma

Estou terminando, no dia 10 de junho, uma peregrinação de 12 dias em Roma. Rezei junto aos túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo nas intenções de todos os meus irmãos e irmãs que me acompanham, quer pelas mídias sociais, quer pelas correspondências semanais. Foram dias intensos de grande retiro espiritual e de grande crescimento na fé. Peregrinamos nas quatro Igrejas Papais: São Pedro, São Paulo Fora dos Muros, São João de Latrão – a Catedral do Papa – e Santa Maria Maior. Em cada uma destas Basílicas Papais rezamos nas suas intenções, de sua família e de todos os que lhe são caros.

Não podemos deixar de ressaltar que rezamos por todos os que sofrem: os doentes, os marginalizados, os que passam situação de risco ou que são perseguidos.

Qual é o significado de uma peregrinação? frequentes vezes se lê que no Antigo Testamento o povo peregrinava para Jerusalém. Trata-se de um sinal cristão a ter em conta. Na Idade Média, esta antiga tradição concretizou-se em vastas e famosas peregrinações às cidades santas de Jerusalém, Roma e Santiago de Compostela. As peregrinações são sinal de penitência, e são também um modo de libertação de maus pensamentos, dispondo-se deste modo o homem a aproximar-se de Deus. Hoje em dia, assistimos a um renascimento deste costume de peregrinar. Os cristãos querem dizer através deste sinal que procuram a paz e que o poder da graça de Deus os seduz.

Por que a peregrinação em Roma? Para renovar o nosso afeto e a nossa adesão ao Magistério do Bispo de Roma, o Papa Francisco. Com ele estivemos, pedimos a sua bênção e esta bênção foi estendida a todos os que nos acompanharam com as suas orações. As peregrinações evocam nossa caminhada pela terra em direção ao céu. São tradicionalmente tempos fortes de renovação da oração. Os santuários são para os peregrinos, em busca de suas fontes vivas, lugares excepcionais para viver “como Igreja” as formas da oração cristã.

Assim, todos vocês, sintam-se abraçados e presentes em nossa peregrinação! Por vocês rezamos! Com vocês caminhamos para a cidade do Alto, a Jerusalém Celeste. Que Deus nos abençoe, por intermédio dos Apóstolos Pedro e Paulo.

Padre Wagner Augusto Portugal

Você também pode gostar