Conselhos importantes para participar bem da Santa Missa

A Santa Missa é o ápice da vida de todo Católico, mas é preciso ter alguns cuidados para que possamos aproveitar ao máximo o que cada celebração pode oferecer.

Sendo este um momento de suma importância, é imprescindível que tenhamos algumas disposições para melhor vivenciar este momento sublime.

1 – Saia de casa com reta intenção: Quando vamos à Santa Missa, não vamos a um encontro social, mas nossa única intenção deve ser encontrar-se com Deus na celebração.

2 – Chegue com antecedência e não em cima da hora: Participar da Santa Missa inteira aos Domingos e dias Santo de Guarda é um mandamento da Igreja, portanto não podemos chegar atrasados. Procure chegar sempre 10 minutos antes.

 3 – Use roupas adequadas ao lugar sagrado: A Modéstia é um item essencial a todo cristão, e deve ser respeitada em todos os lugares que frequentamos, mesmo dentro de nossas casas. Na igreja devemos ter um cuidado ainda maior, para que em nenhum momento haja a possibilidade de nossa sensualidade ser causa de pecado e pensamentos impuros para outras pessoas. A Santa Missa é o momento em que apenas o Mistério de Deus é que deve se mostrar!

4 – Tenha postura corporal adequada ao lugar sagrado: “A Santa Missa é longa para quem tem amor curto”. Devemos buscar prestar a atenção em todos os momentos da Missa, pois cada momento da missa possui um significado profundo e espiritual, desde a bênção inicial até a bênção final tudo que acontece no rito é de suma importância. Devemos participar da Missa como se estivéssemos aos pés da Cruz de Jesus.

5 – Desligue celulares, tire o boné, não masque chicletes ou chupe balas: Devemos evitar comer qualquer tipo de alimento dentro da Igreja. A Igreja não é um local para comer outros tipos de alimentos, pois isso banaliza gravemente o significado da Eucaristia.

6 – Coloque-se em silêncio e oração pessoal preparando-se interiormente: Cada Santa Missa é a atualização do Calvário, ou seja, estamos, de fato, diante do Sacrifício de Jesus na Cruz, porém de forma incruenta. É preciso manter silêncio em respeito a Jesus e também aos outros irmãos em oração.

 7 – Participe de forma consciente, entregando-se de todo coração: Deus nos criou sem a nossa ajuda, não nos salvará sem nosso consentimento. Cada Santa Missa em vida vale infinitamente mais do que 100 missas após a nossa morte. Devemos participar com empenho, piedade e muita devoção. Não tenha medo de se ajoelhar durante a Santa Missa. Durante alguns momentos do rito é recomendado que todos os fiéis se ajoelhem, como o momento da Consagração da Eucaristia e também no momento de ação de graças, após a comunhão. (os fiéis que desejarem podem permanecer de joelhos durante toda oração eucarística)

 8 – Receba a Comunhão apenas se estiver em estado de graça: A Santa Igreja recomenda que confessemos com frequência, ou seja, isso significa aproximadamente 1 vez ao mês. Para receber a comunhão, devemos estar com a confissão em dia, e não ter cometido nenhum pecado mortal desde a última comunhão.

9 – Faça ação de graças após receber a Sagrada Comunhão: Devemos nos recordar que as espécies eucarísticas (pão e vinho mudados na carne e sangue de Cristo) demoram aproximadamente 15 minutos para se dissolverem em nosso organismo; o que significa que na prática, ao menos por 15 minutos, somos literalmente sacrários vivos, de modo que após recebermos o Santíssimo Sacramento, devemos fazer ao menos 15 minutos de ação de graças e adoração ao Senhor que recebemos. Infelizmente a falta de zelo da maior parte dos sacerdotes não têm ajudado os fiéis a terem consciência da sublimidade desse momento, de modo que não se faz o silêncio necessário após o recebimento da comunhão.

10 – Saia da igreja com a Fé, Esperança e a Caridade renovadas: A Santa Missa e a Eucaristia, assim como a nossa vida oração, são os combustíveis para a nossa alma. Ao participar da Santa Missa ficamos repletos da Graça de Deus e podemos ser testemunhas do Evangelho e assim apresentar a Cristo a todos com os quais entrarmos em contato.

Participe, com dignidade, da Santa Missa!

 

Padre Wagner Augusto Portugal.

Você também pode gostar