Ministério de Catequista

A Catequese é uma missão que exige responsabilidade, dedicação e amor. Tudo isso se torna semente de alegria pelo bem que podemos realizar. Nossa alegria vem dos(as) companheiros(as) que caminham conosco e da aprendizagem recíproca. Vem, principalmente, da presença de Deus que nos anima e estimula a crescer na fé, na fraternidade e a desenvolver os dons que nos oferece.

Na catequese ensinamos e aprendemos, convivendo com os diversos campos da pastoral da nossa Igreja. Nós te agradecemos, Senhor, por tantos companheiros que caminham nas diversas áreas em que Deus nos chama a ser presença de fraternidade. Queremos, Senhor, que a catequese em nossa comunidade transforme a nossa vida e a de outros, e nos ajude a olhar com os teus olhos a realidade em que vivemos. Queremos ser construtores de um mundo que saiba viver o amor e a justiça que sempre quiseste ver entre nós.

No próximo dia 28 de agosto, no domingo, a Igreja celebra o Ministério de Catequista. Recordemos que a Catequese, juntamente com a Liturgia e a Pregação dos Apóstolos, está na base da formação do Novo Testamento. Em outras palavras, o que hoje temos por Palavra de Deus foi antes Catequese dos primeiros cristãos. Cada Catequista de hoje está em linha de continuidade com aquelas vivências mais apaixonadas e alegres da fé partilhada nos primeiros dias da nossa Igreja.

“Ide… fazei discípulos… ensinai” (Mt 28,19.20). São as últimas palavras do Senhor. E a catequese está no centro da missão para a qual Ele constituíra os seus enviados. Mas também um outro evangelista, desta vez Marcos, nos recorda o caráter precioso da missão do próprio Senhor: “Tomado de compaixão… começou a lhes ensinar muitas coisas” (Mc 6,34).

O ministério do catequista não é mera “colaboração” com a comunidade. É parte constitutiva da própria identidade da Igreja. E que a Iniciação à Vida Cristã confere e projeta luzes transfiguradoras para a missão de Catequista e para a evangelização.

Os catequistas são convidados com grande alegria em ir para conhecer alguma experiência feliz que tenha acontecido em sua paróquia, ou na diocese, ou nas vizinhanças. São testemunhos maravilhosos. Afloram muitos e criativos encantos pela evangelização.

Ao cumprimentar todos os catequistas queremos dizer da alegria do seu testemunho de vida e da transmissão da fé pelo seu trabalho precioso. Rezamos pelos catequistas que já estão junto de Deus e pedimos a perseverança aos novos catequistas e que não faltem vocações!

Assim rezamos: Trindade Santa, fonte de todo amor, a melhor comunidade, que permaneçamos sempre no amor! Ajuda-nos para que, vivendo em comunhão, nossa comunidade seja “origem, fonte e meta” da catequese. Que em nosso nome e enviados por nós, nossos catequistas sejam nossos porta-vozes e que juntos possamos contribuir para que em nossa sociedade haja vida e vida plena para todos!

Deus abençoe a todos os catequistas!

 

Padre Wagner Augusto Portugal.

Você também pode gostar