Aproxima-se a Solenidade da Ascensão do Senhor!

Aproxima-se a Solenidade da Ascensão do Senhor! Jesus sobre, por força própria, de corpo e alma aos céus! Junto com esta Solenidade celebraremos o 56º. Dia Mundial das Comunicações Sociais que tem como tema: “Escutai!”. Precisamos reaprender a escutar como uma das fundamentais atitudes para a comunicação.

“Sereis Minhas testemunhas… até aos confins do mundo” (At 1, 8); “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda a criatura” (Mc 16, 15). Há um dever de testemunho, que promana diretamente da nossa fé. Não se pode celebrar a exaltação do Senhor Jesus e depois levar uma vida sem empenho, ignorando a sua suprema palavra de ordem. A Ascensão recorda-nos que o subtrair-se Jesus à experiência sensível dos seus discípulos tem também a finalidade de deixar o campo a estes, que continuam já na história a sua missão e prosseguem o zelo pastoral e a dedicação missionária d’Ele, ainda que isto ocorra juntamente com muitas debilidades. Não sem motivo, segundo o relato dos Atos dos Apóstolos, segue a breve distância o Pentecostes com o dom do Espírito Santo, que dá o início à história missionária da Igreja.

Hoje, portanto, somos também chamados a renovar os nossos compromissos de apostolado, depositando nas mãos do Senhor os nossos propósitos. Ao fazermos isto, devemos manter viva a certeza de que a sua Ascensão ao Céu não foi uma partida, mas apenas a transformação de uma presença que tem o seu valor. Cristo está entre nós ainda hoje; Ele está conosco. “Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo” (Mt 28, 20). Só daqui promana a nossa força, mas também a nossa constância e a nossa alegria.

Façamos, neste dia de grande alegria de retorno de Jesus para o céu e início da ação dos batizados no mundo, com uma oração renovando a nossa fé cristã e o nosso entusiasmo apostólico. E nos ajude a intercessão materna de Maria, a quem apelamos para que Ela, que com toda a probabilidade esteve presente no acontecimento narrado pelos Atos dos Apóstolos (cf. At 1, 9.14), nos inspire os pensamentos oportunos neste momento e as súplicas mais gratas ao Senhor.

Padre Wagner Augusto Portugal

Você também pode gostar